FRIDAY 658: À descoberta de Natais vizinhos

Olá,

Entrados em mais uma época mágica natalícia, dei por mim a pensar que para além da celebração religiosa dos católicos (onde me incluo), esta é uma época belíssima pode ter muito significado mesmo para quem tem outras crenças, porque o Natal é também o princípio do fim de mais um ciclo. É tempo de celebrar o fim e o que foi feito, para abrir espaço ao recomeço. É tempo de aceitar a queda das folhas para que as árvores despidas possam recomeçar, do zero, o novo ano que se precipita. E enfim tempo de celebrar mais um ano vivido, com o mérito de tudo o que fizemos. E mesmo que seja uma ano particularmente desafiante é certamente tempo de celebrar o aprendemos e fomos capazes de transformar nesses momentos. 

Como é o nosso Natal?
Em Portugal o bacalhau é personagem principal, mas no Norte o polvo é rei, no Centro o peru e no Sul é o galo quem faz figura na noite da consoada. Saiba mais AQUI.

E o seu em particular?
Na minha família, temos sempre o nosso “caldo de Natal”, uma sopa quentinha, que lembra apenas o caldo de uma canja bem temperada, que fica a apurar por várias horas num lume bem quente, mas sem deixar ferver.

E na Europa? Sabe quais são os pratos tradicionais de Natal dos nossos vizinhos? Espanha, França, Alemanha, Áustria, Itália, Dinamarca, etc.? Se imagina que na Europa a tradição é o peru e o bacalhau como em Portugal, vai surpreender-se e muito, clicando AQUI.
Se além das ceias, quiser relembrar ou descobrir mais tradições veja as Friday 618 a 620.
 

Para terminar aqui fica um belo pretexto para uma escapadinha em dezembro. Que tal ir visitar dos mais bonitos mercados de Natal da Europa? Saiba quais são e já agora compre a uma passagem para o ver a vivo e a cores, clicando, AQUI.
 

E agora sim tenha um ótimo fim de semana, Natal, Revéillon e vemo-nos de novo dia 6 de janeiro.
Com amizade,
Marta Coelho

Comentários