FRIDAY 546 a 548: Como conhecer o Alqueva com crianças e/ou adolescentes

Olá,

In a very long “Friday”, em véspera de ir de férias, o nosso reencontro fica agendado para dia 21 de agosto, certamente revigorada e com muitas histórias para contar.

Hoje escrevo sobre a viagem de 3 dias que fiz com a minha filha de 16 anos.
Já conhece a região do Alqueva, onde se insere o maior lago artificial da Europa?
Se ainda lhe falta descobrir este bocadinho de Portugal saiba que é o lugar perfeito para adultos que procuram alguns dias de verdadeiro sossego.
Digo “adultos” porque tudo se desenrola no ritmo especial do Alentejo, que nos permite saborear cada instante desta experiência.
Vale a pena estar atento os sons da natureza, às paisagens cheias de água que tornam o visual inesquecível, aos pores do sol belíssimos e com o cair da noite, a um céu imensamente estrelado.
E a juntar a tudo isto é uma região com história milenar e tradição secular, que merece bem conhecer.
 

Contudo, se tal como eu gosta de dar mundo à família incluindo crianças e adolescentes, esta paz e tranquilidade podem ser um desafio por vezes difícil de conjugar.
Por isso mais do que descrever roteiros (há diversos disponíveis na internet) o meu desejo hoje é partilhar algumas dicas que ajudem a tornar este programa adequado para toda a família.

1) Com crianças e especialmente adolescentes, um programa até 3 dias é o ideal. O suficiente para conhecer e ficar com vontade de voltar.

2) Escolha ir nos meses temperados ou de verão, evitando julho e agosto. A amplitude térmica é muito elevada e só com a chegada do calor vai poder aproveitar programas dentro de água, que está habitualmente entre os 25 e os 28 graus.

3) Reserve alojamento em Monsaraz, que inclua uma piscina agradável.
Irá conseguir fazer quase tudo por ali e evitará longos períodos de carro desnecessários.
Sugestão premium: São Lourenço do Barrocal ; Sugestão equilibrada: Horta da Coutada

4) Visite as tradicionais olarias da região que ficam a 9 minutos de Monsaraz.
A olaria Patalim é a mais antiga, onde vai poder assistir ao vivo a todas as fases do processo de produção. Pode marcar workshops com antecedência.

5) Vale a pena conhecer a nova Aldeia da Luz e o respetivo museu. O museu da Luz conta a história da aldeia antiga e mostra-nos onde está localizada e imersa no lago.
Fica a 25 minutos de Monsaraz.

6) Os momentos mais divertidos foram na água. Desde alugar barcos-casa para dormir sob as estrelas, a tours em barcos privados com paragens em ilhas desertas, variadas atividades aquáticas, terá um “lago” e opções.
A praia fluvial de Monsaraz oferece grande parte destes programas, que recomento que reserve previamente.
Nós fizemos um passeio particular e completámos o dia com um programa típico de adolescentes. Sentadas numa boia dupla fomos puxadas por uma lancha conduzida com emoção.
Filipe Ferro, fundador do Alqueva Cruzeiros, foi de uma enorme simpatia e cuidado e por isso deixo aqui o seu contato: geral@alquevacruzeiros.pt
 


7) O Cromeleque do Xerez (datado entre 3.000 e 4.000 AC) e o por do sol da primeira fotografia (captada da arena do castelo), ambos são em Monsaraz.
Como alternativa ao por do sol e ainda dentro do castelo, reserve lugar no restaurante Xarez.
 

8) E por último a fazer as delícias de pequenos e graúdos, assista a uma sessão extraordinária no Observatório do Lago do Alqueva (OLA) que fica mesmo em Monsaraz.
Com sessões às 21:30 e às 23:00, irá ver de perto estrelas, constelações, galáxias, planetas (vimos o anel de Saturno), nebulosas e até as crateras lunares. Tudo isto num céu quase sempre limpo e imensamente estrelado onde os telescópios são de dimensões que realmente impressionam.
Esta é a fotografia da lua em quarto crescente, tirada pelo telemóvel com a lente de um destes telescópios.
 

Para ver as FRIDAY´s anteriores venha visitar o meu blog AQUI.
E agora sim, despeço-me com um até já.

Com amizade,
Marta Coelho



Comentários